Introdução
Este texto é uma síntese da monografia de conclusão de curso em Psicanálise Clínica pelo IBPC – Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica de Mary Maryah (Marineide M. Wieczynski). Tem como eixo norteador o relato de experiência terapêutica na área das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e da Neurociência Das Emoções∕Neuropsicologia, mencionando o processo de adoecimento emocional e mental do indivíduo cuidador de seu familiar com o diagnóstico de Alzheimer, fazendo inferências teóricas a partir dos conhecimentos psicanalíticos. Segundo dados do Ministério da Saúde no Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência, incluindo a doença de Alzheimer. Estudos mostram que até 60% dos cuidadores podem desenvolver sintomas físicos e psicológicos.
Este trabalho trouxe reflexões a respeito dos processos teóricos e práticos que a terapia Reiki pode gerar ao ser aplicada por profissionais devidamente preparados e comprometidos com a saúde humana, especialmente frente às situações tão complexas como as que vivenciam os familiares cuidadores de pacientes com Alzheimer. à importante contribuição que os estudos da psicanálise clínica podem inferir neste tema, em especial com relação aos familiares cuidadores, percebendo-os como um público bastante relevante para a intervenção do analista na atualidade. Assim como oportunizar aos profissionais psicanalistas conhecer a técnica Reiki com um olhar mais científico, voltado para a neurociência das emoções e a área da metafísica∕ energética.
Os objetivos principais que norteiam esta monografia são: 1) pesquisar informações neuropsicológicas que desencadeiam a patologia Alzheimer e o adoecimento emocional e mental do cuidador, ao assumir o seu familiar; 2) conceituar a técnica Reiki, sob os estudos da neurociência das emoções; 3) descrever quais são os conteúdos reprimidos que afloram no cuidador familiar, sob à luz da psicanálise.
Para atingir esses objetivos O método aplicado no levantamento de dados para esta monografia é o estudo de caso, de caráter qualitativo descritivo e exploratório, através de um relato de experiência. O público-alvo uma (01) paciente que buscou atendimento terapêutico com a Técnica Complementar Reiki. A forma de coleta de dados se consolidou através da escuta terapêutica no período de julho de 2022 à julho de 2024.
1. Alzheimer: Uma Patologia Silenciosa E Os Impactos Na Saúde Do Cuidador Familiar
Sob a perspectiva neuropsicológica e histopatológica o DA degenera estruturas cerebrais, gerando lesões neurais no córtex cerebral, cujas implicações clínicas afetam diretamente o cérebro emocional – Sistema Límbico Profundo e as memórias, comprometendo processos cognitivos como atenção, fala, aprendizado e a capacidade de regular as emoções. “Em decorrência, surge um sujeito desconhecido, com rompantes libidinais ou de intensa hostilidade” (Barros & Queiroz, 2009, p. 83), cujos comportamentos apontam para desejos/afetos hostis que foram demasiadamente recalcados e praticamente mantidos longe da consciência por muito tempo. E a autora ainda ressalta: “Na doença de Alzheimer, o eu não mais investe para comprimir sua missão necessária. A pré-consciência secundária do pensamento derrapa, desmantelando o funcionamento egóico, lançando o sujeito progressiva e ao mesmo tempo regressivamente em posições arcaicas, fazendo-o confundir suas relações objetais.” (Barros & Queiroz, 2009, p. 85).
Diante dessa realidade, o familiar cuidador também está intrinsecamente envolvido nesta dinâmica emocional e mental reprimida, ocasionando inúmeras preocupações, apreensão e um cuidado maior em relação à comunicação, seja verbalizada ou através de gestos e atitudes, cujas questões na maioria das vezes ocasionam fatores estressores no cotidiano de todos, vindo a impactar na saúde emocional e mental do cuidador. (SILVA, SILVA & SILVEIRA, 2023).
Se instala em todo o contexto familiar, sentimentos, pensamentos e atitudes doloridas como medos, angústias, tristeza, culpa, inseguranças, dúvidas e preocupações de como será a vida diante desta nova realidade. E nesta perspectiva, surge a necessidade de o cuidador também buscar amparo, para conseguir atender da forma mais assertiva possível o seu familiar com DA. Muitos cuidadores familiares encontram apoio e importante respaldo nas Terapias Integrativas e Complementares à Saúde, entre elas o método Reiki.
2. Terapia Reiki Na Visão da Neurociência Das Emoções
A técnica terapêutica Reiki desde a década de 70 é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. No ano de 2022 foi instituída como prática da medicina tradicional e no Brasil em 1983, como uma modalidade da medicina alternativa e complementar, vindo a se legitimar com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PICS, através da Portaria GM∕MS n° 971∕2006,
O conceito mais tradicional do Reiki diz que ele é um “método natural de harmonização e reposição energética, que equilibra, mantém ou recupera a saúde física, mental, emocional e espiritual. Pode ser utilizado para a redução dos níveis de estresse, ansiedade e outros estados emocionais e mentais que estão em desequilíbrio”. (MARYAH & MIRYAHN, 2024, p.20)
Na atualidade a Terapia Reiki está sendo estudada e aprimorada sua técnica de intervenção, fazendo uma junção entre os conhecimentos metafísicos∕energéticos com estudos da neurociência das emoções. Nesta abordagem, o Reiki trabalha a liberação de processos traumáticos e bloqueios físicos, emocionais, mentais e energéticos nos indivíduos que estão repetindo padrões de sofrimentos em seus vínculos, sejam eles quais forem. Esta técnica terapêutica atua através dos 7 níveis da psique metafísica∕energética, também denominados como Chackras. Estes por sua vez, se alinham aos sistemas glandulares e neurofisiológicos do organismo humano, compondo a estrutura bio-psíquico-social-energético de cada pessoa.
Ainda sob as diretrizes do método Reiki e os conhecimentos na área da neurociência das emoções, (MARYAH & MIRYAHN, 2024, p.16-20) descrevem que os chakras estão conectados com 8 níveis energéticos do ser humano, formatando assim a “Anatomia e a Fisiologia Da Alma”.
3.As Dores Emocionais e Mentais Do Cuidador Familiar, Sob à Luz da Psicanálise
Sobre os conteúdos reprimidos que afloraram no cuidador familiar, diante do estudo de caso apresentado e sob à luz da Psicanálise, levantou-se as seguintes categorias de análise: fase anal e transtornos depressivos, regressão, pontos de fixação. neurose, angústia da castração, distimia, melancolia e sublimação. No entanto, conclui-se que estes processos traumáticos apresentados pela paciente, cuidadora de seu familiar com Alzheimer, intrinsecamente faz parte de seu quadro mental e emocional. Cujos estudos estão muito bem fundamentados pela Psicanálise Freudiana, tanto na primeira tópica do aparelho psíquico – topográfica - Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente, assim como na segunda tópica, a estrutural – Id, Ego e Superego.
Porém, se considera, sob a visão dos estudos na neurociência das emoções e sob uma abordagem de conhecimentos energéticos e metafísicos, voltados especificamente para o Reiki, a necessidade de expandir o olhar no que tange à origem dos processos traumáticos, alicerçados nos afetos, nos desejos, nas pulsões libidinais, nos mecanismos de defesa entre outros termos, tão bem fundamentados pelos estudos da Psicanálise.
Eles também estão enraizados na epigenética, aonde o meio social, familiar, pessoal e profissional, com suas várias nuances interferem na estrutura celular, magnética e psíquica, do ser humano. E neste aspecto, recomenda-se um estudo mais aprofundado sobre “a fisiologia e anatomia da alma”, podendo este termo se configurar como uma terceira via da estrutura psíquica dos seres humanos, englobando assim a visão metafísica∕energética. O que para a Psicanálise ela denomina de hermenêutica. Ou seja, busca interpretar o que está oculto ou latente na fala, nos gestos e nos comportamentos do analisando.
Referências
BARROS, Neuma & Edilene Queiroz. Do corpo à subjetividade: um olhar psicanalítico sobre a doença de Alzheimer. Projeto de pesquisa “Corpo, pulsão e linguagem”, do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI – Espaço Psicanalítico, em colaboração com o Laboratório de Psicopathologia Fundamental e Psicanálise da UNICAP/PE, 2009.
MARYAH, Mary & MIRYAHN, Margareth. O Resgate do Cristo Interno: O Raio Violeta Em Plena Ação em Gaia e Na Humanidade. Ebook – Curso de Reiki, Modulo I, Palhoça, SC, 2024.
____________. Ativação dos Códigos de Amor e Misericórdia em Gaia e Na Humanidade. Ebook – Curso de Reiki, Módulo II, Palhoça, SC, 2024.
SILVA, Victor de Carvalho, SILVA, Caléo Moisés Pinto & SILVEIRA, Edilene. A Família e o cuidado de pessoas idosas com doença de Alzheimer: revisão de escopo. [online] Universidade Federal de São João Del Rei, Divinópolis, MG, Brasil, 2023. Disponível em <www.scielo.br∕EAN>. Acesso em 05.03.2025.
Comments